6 estratégias para aumentar as vendas em sua farmácia

Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP), divulgado no jornal O Povo, as vendas em farmácias cresceram 14,69% entre agosto de 2020 e julho de 2021. No total, o Brasil computou um faturamento estimado em R$ 66,07 bilhões no varejo farmacêutico.

Os resultados são bem animadores para quem é gestor de farmácia. Afinal, vender mais é um dos principais desafios para qualquer negócio do comércio varejista.

Porém, para tirar ainda mais proveito do cenário positivo no setor farmacêutico, é indicado que você adote algumas estratégias para aumentar as vendas em sua farmácia.

Ao pensar em ações e estratégias de venda eficientes, você se destaca da concorrência e consegue lucrar mais. O faturamento mais alto, vale lembrar, contribui para que melhorias na infraestrutura e serviços oferecidos pela farmácia sejam realizadas.

Listamos uma série de estratégias que são essenciais para uma farmácia se tornar mais lucrativa. Veja, a seguir!

1. Tenha um bom mix de produtos na farmácia

Ao oferecer um bom mix de produtos na farmácia, os seus clientes terão mais opções de itens para comprar. Logo, o faturamento tende a aumentar, já que o ticket médio da loja será maior.

O ideal é que as farmácias ofereçam uma ampla diversidade de marcas de medicamentos, inclusive com as opções de genéricos. Assim, os clientes poderão comprar os remédios feitos pelos laboratórios que eles mais confiam, por exemplo.

Além disso, convém investir em produtos de higiene pessoal, linhas de maquiagem e beleza, utilidades, alimentos com foco nutricional, como suplementos alimentares etc.

2. Conheça bem os produtos que são vendidos na drogaria

Além de contar com um bom mix de produtos, é importante que os atendentes da drogaria tenham um conhecimento avançado sobre os itens que são vendidos.

O conhecimento técnico faz toda a diferença na hora do atendimento! Por isso, investir em atendentes especialistas em diferentes áreas é uma ideia interessante.

Se a farmácia conta com uma linha completa de maquiagens, por exemplo, pode ter um atendente que entenda bastante sobre o assunto e possa passar dicas para os clientes.

Outra ideia interessante é criar um consultório farmacêutico, para que os clientes possam receber orientações sobre o uso de medicamentos.

No consultório, o farmacêutico pode falar sobre os horários que são mais adequados para tomar cada remédio, por exemplo. Também podem falar sobre efeitos colaterais, dar dicas de saúde etc.

Esse atendimento mais consultivo faz com que os clientes se sintam mais confortáveis e motivados a comprar da sua farmácia.

3. Trabalhe bem a comunicação visual da farmácia

A comunicação visual da farmácia também não pode ser esquecida ou negligenciada. Isso quer dizer que você precisa organizar muito bem as gôndolas e as prateleiras, para que elas sozinhas consigam se comunicar com o cliente.

A ideia é que os produtos sejam organizados numa sequência lógica, para que sejam facilmente encontrados pelos shoppers. Ao visualizarem mais itens na loja, as chances de comprar mais itens aumentam.

Além disso, é importante que você tenha todos os corredores bem sinalizados e mantenha todas informações relevantes sobre os produtos, como preço ou itens em promoção, sempre à vista dos clientes.

4. Observe o perfil de seus clientes

As drogarias são frequentadas por todo tipo de pessoa, isso é verdade. Porém, é importante que você observe o comportamento dos seus clientes para aumentar o fluxo de vendas e ter os produtos certos.

Uma farmácia que fica numa área mais central da cidade, por exemplo, pode ser mais generalista e vender mais medicamentos e itens básicos para farmácia,

Mas, se a drogaria fica num bairro mais nobre e é frequentada por pessoas de alto poder aquisitivo e que gostam de itens de luxo, pode apostar em maquiagens e perfumarias importadas, por exemplo.

Para conhecer melhor o perfil de seus clientes, você pode fazer pesquisas com os clientes. Um pequeno formulário pode ser enviado por e-mail ou preenchido pessoalmente na farmácia.

Você pode dar descontos ou brindes para os clientes que preencherem a pesquisa. Essa é uma boa forma de conseguir ter mais adesão à estratégia.

5. Invista no treinamento da equipe

O bom atendimento é uma peça-chave para você conquistar o seu cliente. Afinal, todo mundo gosta de ser bem atendido, concorda?

Por isso, é uma boa prática que as farmácias invistam no treinamento de seus atendentes. Existem diversos cursos e palestras que podem ser feitos online, sem ter que contratar professores ou investir muito dinheiro para ter funcionários mais qualificados.

Os farmacêuticos também precisam se atualizar com frequência, acompanhando as novidades da saúde. Cursos de extensão são uma boa maneira de manter-se sempre por dentro dos assuntos mais recentes da área.

6. Use um software de gestão eficiente

Não podemos falar em estratégias para aumentar as vendas das farmácias sem citar a importância de ter um bom software de gestão.

O ToolsPharma, por exemplo, é um programa que pode contribuir muito para aumentar o fluxo de vendas da sua drogaria.

Por meio dele, você consegue controlar o estoque de produtos, acessar dados dos clientes, formular preços, entre outras funcionalidades que ajudam a aumentar as vendas e o ticket médio da farmácia.

Quer conhecer todas as funcionalidades do ToolsPharma? Então, acesse agora o nosso site. Você verá como esse software fará a diferença no seu negócio!

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