A sua farmácia tem estratégias de marketing bem definidas? Atualmente, isso é essencial para que o negócio se mantenha inserido e sobreviva no mercado, tendo em vista a ampla concorrência do setor.
Para compreender melhor sobre o assunto, é interessante observarmos o conceito trazido por Philip Kotler, considerado o pai do marketing, em seu livro “Princípios de marketing”.
Segundo o teórico: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.
Ou seja, na visão de Kotler, os conceitos básicos do marketing referem-se aos desejos e às necessidades humanas. É isso que você deve observar ao traçar estratégias para a sua farmácia.
Vamos ajudá-lo nesse desafio! Continue a leitura para aprender mais!
6 ações e estratégias de marketing para a sua farmácia prosperar
São várias as ações e as estratégias de marketing que podem ser desenvolvidas para a sua farmácia.
Elas devem ter como objetivo atrair e fidelizar clientes, melhorar o relacionamento com os consumidores e, obviamente, aumentar as vendas e gerar mais lucro para o negócio. Veja, a seguir, algumas dicas!
1. Conheça bem o seu público-alvo
A primeira das estratégias de marketing que deve ser realizada é uma pesquisa de público-alvo. Afinal, para traçar qualquer tipo de ação, é indispensável saber para quem ela é direcionada.
Você precisa saber quem são os seus clientes, o que eles desejam ao ir até a sua farmácia e como você pode se destacar ao suprir essas demandas.
Fazer pesquisas com clientes fiéis é uma boa alternativa para compreender melhor o seu público e ter mais subsídios para desenvolver ações impactantes.
Outra coisa que pode ser feita é uma análise de dados e relatórios gerados pelo software de gestão da drogaria.
2. Desenvolva uma identidade visual atrativa
Quando falamos em estratégias de marketing, a identidade visual tem um papel muito importante. Ela é fundamental para que o seu público reconheça a sua farmácia e absorva valores e sentimentos.
A identidade visual, vale lembrar, não se limita ao logotipo da empresa. Ela também inclui cores, grafismos, tipografia, entre outros elementos visuais utilizados em toda a comunicação do estabelecimento.
Ao mandar fazer fachadas, uniformes dos funcionários, placas internas, materiais publicitários impressos, anúncios nas redes sociais, entre outros itens, a identidade visual deve ser sempre considerada.
Assim, quando as pessoas visualizarem um anúncio da sua farmácia, logo saberão identificar que é do estabelecimento.
3. Trabalhe bem o seu PDV
As estratégias de marketing começam “dentro de casa”. Ou seja, você precisa trabalhar bem o seu ponto de vendas, para que ele seja atrativo para os consumidores e inspire as pessoas a comprarem mais.
Organizar as gôndolas e as prateleiras de forma estratégica, por exemplo, é uma excelente maneira de aumentar o ticket médio do estabelecimento.
Ao organizar o setor de produtos de higiene pessoal, você pode colocar os shampoos próximos aos sabonetes, por exemplo. Assim, uma pessoa que vai comprar um dos produtos, pode acabar comprando outro, que é complementar ao primeiro.
Também organize os setores estrategicamente e com placas de identificação, para que os clientes encontrem facilmente os produtos que desejam.
4. Realize ações promocionais no PDV
Para atrair pessoas para a sua farmácia, é uma boa prática realizar ações promocionais do PDV. Os eventos são uma excelente prática para isso!
Periodicamente, a sua farmácia pode fazer uma “blitz” da saúde, por exemplo, oferecendo serviços como consulta gratuita com o farmacêutico, exames e testes rápidos, entre outras ações que chamem o consumidor.
Ações de merchandising também podem ser desenvolvidas! Se a sua farmácia vende maquiagens, por exemplo, pode convidar um maquiador para fazer demonstrações e ajudar os clientes a escolherem os produtos que vão adquirir.
O mesmo vale para colágenos, esmaltes, tinturas para cabelo, dermocosméticos etc. Faça parcerias com profissionais das devidas áreas e promova esses pequenos eventos e ações para os clientes.
5. Tenha presença forte nas redes sociais
Sem dúvida, as redes sociais são um dos principais pilares do marketing digital. Por isso, investir nesses canais é de fundamental importância para estreitar as relações com sua persona.
Produza conteúdo criativo e que engaje os seus seguidores! Além de divulgar os seus produtos e serviços, os canais da farmácia precisam trazer informações úteis para as pessoas.
Afinal, as redes sociais são um espaço para criar relacionamentos e se aproximar mais do consumidor.
O farmacêutico pode gravar pequenos vídeos dando dicas de cuidados com a saúde, por exemplo. Assim, os seguidores perceberão valor agregado à farmácia e perceberão que o estabelecimento é realmente a melhor opção para fazer as compras.
6. Invista em outros canais de mídia tradicional ou digital
Além das redes sociais, a farmácia também pode investir em outros canais de mídia digital. Ter um blog com conteúdos sobre beleza e saúde, por exemplo, fará com que o estabelecimento ganhe relevância com o público e fique melhor posicionado em buscas por palavras-chave estratégicas no Google.
Investir em plataformas como o Google Meu Negócio, para que os clientes encontrem informações como endereço, telefone e horário de atendimento, bem como atender via WhatsApp também são ações de marketing digital de primeira necessidade para uma farmácia contemporânea.
Já no meio tradicional, a sua farmácia pode investir em folders ou “tablóides”, com as ofertas do mês, para distribuir às pessoas e atraí-las para o estabelecimento, por exemplo.
Além disso, se julgar interessante, também pode comprar espaços publicitários em jornais impressos, emissoras de rádio e outras mídias locais. Esse tipo de ação ainda costuma ter impacto, quando falamos em públicos mais tradicionais.
Vamos colocar essas estratégias de marketing em prática na sua farmácia? Então, comece hoje mesmo!
Continue se aperfeiçoando e leia agora o nosso conteúdo com 5 ações para promover uma boa experiência ao cliente no PDV!