Os últimos anos evidenciaram o perigo de depender, exclusivamente, da loja física para realizar vendas. Além do consumidor optar cada vez mais pelas facilidades dos meios digitais, os períodos de isolamento durante a pandemia do Coronavirus mostraram que é necessário estar sempre pronto para encontrar novas maneiras de chegar até eles.
Felizmente, esses meses ficaram para trás, mas o aprendizado adquirido deve ser levado em frente. A estratégia multicanal é um deles!
O que é?
Ao ler estratégia multicanal, muitas pessoas podem pensar que precisarão fazer planos elaborados e lidar com mais dor de cabeça para implantá-la, mas não.
Ela consiste apenas em oferecer 2 ou mais canais diferentes de atendimento e de vendas para os seus clientes. Esses podem ser adaptados conforme as particularidades de cada negócio.
Alguns exemplos são atendimento e vendas:
- na loja física e pelo WhatsApp;
- na loja física e pela caixa de mensagens das redes sociais;
- na loja física e por aplicativo de delivery
Por que é importante?
As chances de atrair clientes e de fidelizá-los à sua farmácia aumentam, pois eles terão mais comodidade para entrar em contato e realizar suas compras.
Contudo, é preciso ficar atento para que o atendimento seja feito de forma coerente em todos os canais. Do mesmo jeito que um cliente não deve esperar muito para ser atendido na loja física, suas mensagens não devem ficar sem resposta. Combinado?
Na ToolsPharma, nós implementamos esse tipo de abordagem e permitimos até mesmo que a pessoa escolha a forma que gostaria de ser atendida.
Por vermos a importância dessa estratégia, também criamos API’s para integrar a lista de produtos cadastrados em nosso software de gestão em aplicativos de delivery, facilitando a implementação de mais canais de vendas aos nossos clientes.