Fazer uma boa gestão farmacêutica é um desafio para os empresários do setor. Para se destacar no mercado, é preciso ter inovação e saber usar a criatividade para impactar os clientes positivamente e enfrentar as dificuldades.
Portanto, para ser um bom gestor de farmácia, não basta entender sobre medicamentos e outros produtos vendidos no estabelecimento. É necessário ter profundos conhecimentos no campo da administração e sempre buscar se atualizar e modernizar.
Falaremos de tudo isso com mais detalhes, logo abaixo. Continue lendo e confira agora mesmo!
Conheça os 5 fatores essenciais para uma boa gestão farmacêutica
A gestão farmacêutica envolve vários fatores, mas alguns deles se destacam por serem essenciais para o sucesso do negócio. Veja, a seguir, quais são eles!
1. Plano de negócios
O plano de negócios consiste em um documento usado para se definir o modelo, a estratégia, os recursos, as pessoas e os requisitos necessários para um empreendimento.
Quando o plano de negócios de uma farmácia é bem estruturado, são reduzidos os riscos do empreendimento enfrentar problemas e aumentadas as suas chances de sucesso.
Para estruturar um plano de negócios para a farmácia, o gestor deve considerar fatores como:
- os pontos fortes da farmácia, tais como: a qualidade dos produtos, o atendimento diferenciado, a tradição da marca etc.;
- as categorias e o mix de produtos que a drogaria precisa ter para atender as necessidades dos consumidores;
- as oportunidades que a farmácia tem para melhorar o seu desempenho, como as parcerias com laboratórios e a criação de um consultório farmacêutico; e
- as ameaças a que o negócio está exposto, como as crises econômicas, aumento dos preços dos medicamentos, entre outras.
Com essas informações em mãos, o gestor farmacêutico pode desenvolver ações visando eliminar ou amenizar as ameaças e potencializar as forças e as oportunidades do estabelecimento.
2. Planejamento financeiro
Para que um negócio seja sustentável, ele precisa ter um bom planejamento financeiro. Nesse sentido, é fundamental ter isso muito bem estruturado para realizar uma gestão farmacêutica de sucesso.
O gestor precisa entender sobre as questões fiscais e tributárias para definir preços, planejar as compras, entre outras ações do tipo.
Contar com a parceria de um bom escritório de contabilidade ou ter um setor próprio bem estruturado é muito importante para evitar qualquer tipo de falha.
3. Conhecimento do mercado
Acompanhar a evolução do mercado e o que se passa no setor farmacêutico também é muito importante para uma gestão de sucesso.
Deve-se ter em mente que a sua farmácia não é um negócio isolado, ela está inserida em um cenário, um espaço em que os conceitos evoluem e se modificam.
Antigamente, as farmácias eram locais em que somente se vendiam medicamentos e alguns produtos específicos, como cosméticos, por exemplo.
Hoje em dia, existem vários segmentos que podem ser adotados. Há farmácias que se especializam no setor de maquiagens e perfumarias, por exemplo, investindo pesado em produtos desse tipo.
Outras são verdadeiros centros de conveniência, disponibilizando serviços como o recebimento de boletos bancários, recarga de celular, entre outros. Além disso, comercializam produtos para consumo rápido, como alguns tipos de alimentos e petiscos.
Enfim, deve-se conhecer os diferentes cenários possíveis e adaptar a sua farmácia para que ela atenda as demandas da comunidade em que está inserida.
4. Ações de marketing
Investir em ações de marketing é imprescindível para qualquer empreendimento ter sucesso. Logo, esse é um ponto muito importante para a gestão farmacêutica.
As estratégias de marketing podem ser feitas no próprio ponto de venda, como organização estratégica das gôndolas e prateleiras, para que os clientes se sintam motivados a comprar mais produtos.
Além disso, podem ser feitas campanhas de marketing digital, usando canais como as redes sociais, o site e o blog da farmácia para se conectar com os clientes e conquistar mais vendas
Outra possibilidade são os anúncios em mídias tradicionais, como os jornais e as emissoras de rádio e televisão da sua região.
Em muitos casos, convém a contratação de um profissional de marketing ou de uma agência especializada para definir os melhores caminhos e produzir os conteúdos e peças publicitárias do seu negócio.
5. Investimento em tecnologia
Sem investir em recursos tecnológicos, dificilmente uma farmácia consegue fazer uma boa gestão. Por isso, é fundamental se modernizar e utilizar um bom software no estabelecimento.
A ToolsPharma, por exemplo, desenvolve sistemas específicos para a gestão e a automação de farmácias. Por meio desses softwares é possível trabalhar com dados, controlar o estoque, fazer um bom planejamento financeiro, precificar os produtos, realizar o fluxo de caixa e muito mais.
Quer contar com um sistema completo para fazer a sua gestão farmacêutica de forma eficiente? Então, entre em contato conosco! Teremos satisfação em contribuir com o crescimento do seu empreendimento.