Um estudo, publicado em matéria do portal Varejo & Consumo, apontou que o mercado farmacêutico deverá crescer até 10,5% em 2023. Com o crescimento do setor se vê a oportunidade de abertura de novas farmácias. Sabendo que esta etapa exige muita dedicação e demanda muito tempo no planejamento das ações, separamos algumas dicas estratégicas para abrir uma farmácia.
Escolha do estabelecimento
A escolha do estabelecimento é um dos fatores mais importantes para o sucesso da farmácia. Aliás a localização pode influenciar diretamente na visibilidade, acessibilidade, atração de clientes e, consequentemente, no faturamento. Por isso, o ideal é escolher um local de fácil acesso e que possua estacionamento disponível para clientes em compra, isso tornará um diferencial e facilitará o fluxo de clientes na farmácia.
É importante verificar se o local escolhido está de acordo com as normas e regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e se possui alvará de funcionamento.
Análise de concorrentes e conhecimento do público
A análise dos concorrentes permite identificar o público-alvo da farmácia, entender suas necessidades e desejos, além de ajudar a definir a melhor forma de se comunicar com ele, identificando as necessidades não atendidas pelos concorrentes, permitindo que a farmácia crie ofertas únicas, diferenciando-se dos demais estabelecimentos no mercado. Conheça o seu público para realizar promoções estratégicas chamando atenção do cliente certo. Então, com o público definido, é possível analisar que cada faixa etária tem uma necessidade diferente e cada um tem seu comportamento.
Mix de produtos e organização estratégica
Com o seu público definido é possível definir qual será o mix de produtos mais adequado. Lembre-se, quanto maior a variedade de produtos melhor será a experiência do seu cliente e maiores serão as chances de encontrar o que ele procura. Fique atento na organização das gôndolas, existem estudos de categorização das gôndolas com layout zigue-zague, que fazem com que o cliente percorra toda a loja, e não apenas a gôndola do produto que ele foi comprar. Pois a falta de organização pode deixar o cliente confuso na hora da busca pelo produto e pode fazer com que ele desista da compra.
Software
No entanto, para que a gestão da sua farmácia seja feita de forma descomplicada, rápida e segura, você precisa de um sistema que atenda todas as necessidades da sua farmácia.
A ToolsPharma tem o melhor software para farmácias e drogarias do Brasil, atendendo em mais de 90 cidades. A implantação do sistema pode ser feita de forma online ou presencial, ficando a critério do cliente. Nosso sistema é muito fácil e intuitivo, temos suporte multicanais, você escolhe como deseja ser atendido, WhatsApp, ligação, chat ou e-mail. Estamos sempre prontos para te atender.
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