Mais que uma obrigação, o investimento em um bom sistema para farmácia deve ser visto como uma forma de diferenciação e otimização na gestão do seu negócio.
Os softwares de farmácias são programas que reúnem uma série de funcionalidades, tais como o controle de estoque, o fluxo de caixa, a emissão de notas fiscais, a sincronização entre filiais e muito mais.
A tecnologia se tornou uma grande aliada do gestor farmacêutico! Por isso, não deixe de prosseguir a leitura e entender como um software de farmácia pode ajudar o seu negócio a ter mais produtividade.
9 motivos para investir em um bom sistema para farmácia
A seguir, explicaremos quais são os principais motivos que você tem para investir em um bom sistema para farmácia. Confira!
1. Gestão completa
Com o uso de um bom software, a sua farmácia terá uma gestão completa, em todos os setores. Sem dúvida, isso possibilita um maior controle e rentabilidade do seu negócio.
Cabe ainda lembrar que os bons sistemas de gestão são integrados. Ou seja, quando um balconista finalizar uma venda, além do valor pago ser contabilizado no fluxo de caixa, os produtos vendidos já dão baixa no registro do estoque.
Essa integração otimiza muito os processos e realmente permite que o gestor tenha uma visão completa e em tempo real sobre o que se passa na drogaria.
2. Integração com outros programas
Os bons softwares para farmácia também são integrados com outros programas, como o SNGPC e o Farmácia Popular.
A integração com a Farmácia Popular, por exemplo, permite gerar a autorização para as gratuidades ou descontos dados aos clientes que utilizam esse programa para comprar medicamentos.
3. Aumento da competitividade
Como um sistema de farmácia completo integra todos os processos, o seu negócio acaba armazenando informações relevantes para você traçar novas estratégias.
Assim, fazendo com que a sua farmácia possa se colocar um passo à frente das concorrentes, garantindo mais competitividade ao estabelecimento.
Como também, mais tempo para dedicar esforços para esse planejamento e novas ações de marketing.
4. Foco nos processos financeiros
A parte financeira é uma das mais importantes dos sistemas para farmácias. Afinal, é ela que mostra se a drogaria está dando lucro ou não.
Um bom software tem uma plataforma completa para acompanhar o fluxo de caixa, com todas as receitas e despesas da farmácia. Além disso, também permite fazer categorizações, como pagamentos feitos em dinheiro ou com cartão de crédito, por exemplo.
Isso também é importante para a parte contábil. Com tudo devidamente registrado, o sistema auxilia na apuração dos impostos estaduais, evitando multas e penalidades.
5. Controle de estoque
O controle de estoque também é otimizado e facilitado quando se tem um bom software de gestão para farmácias.
Com o sistema, o gestor farmacêutico saberá exatamente quantas unidades de cada item estão disponíveis no estoque, o que facilita o processo de compras.
Tendo esse controle você evita comprar mais unidades de um produto que é pouco vendido, por exemplo. Ao mesmo passo, evita deixar que os itens mais vendidos fiquem em falta ou passem do prazo de validade.
6. Recursos para melhorar o atendimento
Os benefícios que o sistema para farmácia traz para o PDV refletem no atendimento que é prestado aos clientes. Isso se justifica porque toda a parte burocrática e administrativa da drogaria estará otimizada.
Dessa forma, se um cliente chegar ao estabelecimento e pedir por um medicamento específico, rapidamente o atendente pode verificar a disponibilidade no estoque, buscar o item e finalizar a venda. Tudo de forma prática e rápida, garantindo a satisfação dos compradores.
Além disso, é possível acessar todo o histórico de compras do cliente e personalizar o atendimento. Se o atendente verificar que um comprador tem preferência por uma determinada marca ou laboratório, por exemplo, pode falar as ofertas desses produtos.
Caso se observe que o cliente faz uso de um medicamento de uso contínuo, você pode lembrá-lo da compra e apresentar programas de fidelidade da farmácia, entre outras ações estratégicas.
Assim, além do atendimento ficar único e diferencial, fica ainda mais assertivo.
7. Segurança das informações
Um tópico muito importante e que não podemos deixar de citar é a segurança das informações.
É extremamente importante que as farmácias mantenham todos os seus dados e recursos guardados de forma segura, para não ser surpreendida por um ataque hacker ou se precisarem recorrer ao backup, por exemplo.
Os bons sistemas de farmácia são protegidos pela criptografia, uma espécie de camada de proteção que envolve os dados armazenados nos computadores. Assim, se evita que as informações sejam vazadas ou acessadas por pessoas não autorizadas.
Esse, inclusive, é um requisito importante para que a sua farmácia esteja em conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
8. Tomada de ação eficiente
Com um sistema para farmácia, cada movimento dado no estabelecimento será registrado. Isso fará com que você tenha acesso a relatórios de dados, que podem servir como base para a tomada de decisões.
As ações não serão realizadas “no escuro”! Se você fizer uma promoção de cosméticos, por exemplo, será possível verificar se a campanha trouxe resultados positivos para a farmácia ou não.
Em caso negativo, pode-se analisar os pontos que podem ser melhorados para ter mais sucesso em campanhas futuras. Ou seja, a sua farmácia entrará em um ciclo de melhoria contínua.
9. Automatização de processos
Uma das principais vantagens que o sistema para farmácia proporciona é a automatização de processos. Com esse tipo de software, tarefas que antes levavam bastante tempo para serem realizadas, podem ser cumpridas em poucos minutos.
Exemplo disso pode ser visto em recursos como o “Painel do Farmacêutico”, espaço focado para as farmácias de manipulação. Lá é possível visualizar os pedidos enviados no balcão, as fórmulas entregues, o controle de receituários de medicamentos controlados etc.
Ao acessar esse recurso, o gestor da farmácia tem rápido acesso às informações que precisa, sem ter que ficar muito tempo procurando por elas.
Resumindo: ao investir em um bom sistema para farmácia, fica mais fácil ter assertividade, prestar um bom atendimento, solucionar problemas e resolver as questões burocráticas do dia a dia.
Tudo isso contribui para que as vendas sejam positivas e para que a sua drogaria tenha mais lucratividade nos processos.
E então, você está precisando investir em um bom sistema de farmácia? A nossa dica é para que conheça o ToolsPharma! Nosso software tem tudo isso que falamos aqui e muito mais. Entre em contato conosco e solicite mais informações.