Você se preocupa com a experiência do cliente na sua farmácia? Caso não pense nisso de forma estratégica, recomendamos que mude de postura!
Isso porque, quando um cliente se sente bem em um estabelecimento, além de voltar ao local em outras ocasiões, ele também comenta sobre o assunto com seus familiares, amigos, colegas de trabalho etc. Ou seja, ele pode impactar mais pessoas para comprarem do seu negócio.
Abaixo, traremos mais informações sobre isso e apresentaremos uma série de dicas para que você possa promover uma boa experiência do cliente em seu PDV. Continue a leitura!
Experiência do cliente: o que isso significa, afinal?
O pesquisador e professor americano Gregory Yankelovich tem uma citação que diz: “Os clientes não estão mais comprando produtos e serviços. Eles estão comprando experiências entregues através dos produtos e serviços”.
Na prática, isso quer dizer que as pessoas não buscam as lojas para comprar produtos, mas sim para satisfazer uma necessidade.
Quem compra uma furadeira, por exemplo, não está querendo ter essa ferramenta apenas para ostentá-la, mas sim porque tem a necessidade de fazer furos nas paredes para pendurar quadros, colocar um acessório ou qualquer outra coisa.
O mesmo vale para a sua farmácia! Uma pessoa que está com dor de cabeça não quer ter uma cartela de comprimidos, ela quer receber ajuda para solucionar esse problema e se livrar do incômodo.
De tal forma, quando essa pessoa vai até uma farmácia, deseja ser bem atendido e orientado pelo farmacêutico, por exemplo, para que possa comprar o melhor medicamento para solucionar a sua dor de cabeça.
Experiência do cliente é isso, buscar compreender cada indivíduo e suas necessidades. E, dessa forma, personalizar o atendimento para que as impressões sejam as mais positivas possíveis.
Conheça 5 estratégias para promover a boa experiência do cliente na farmácia
Se a sua farmácia promover uma boa experiência ao cliente, certamente conseguirá fidelizá-lo. Além disso, como comentamos, essa pessoa pode trazer novos compradores para o estabelecimento.
Veja, a seguir, uma lista de estratégias para promover a boa experiência do cliente na sua farmácia!
1. Ofereça um bom atendimento
O bom atendimento é essencial para melhorar a experiência do cliente na farmácia. Para começar, é importante que os balconistas não sejam meros vendedores, eles devem ser consultores, atuar como alguém que está ali para escutar e entender o que cada pessoa precisa.
Ter profissionais especialistas em cada área também ajuda a oferecer um atendimento personalizado.
Se a sua farmácia tem uma boa variedade de maquiagens e produtos de beleza, por exemplo, pode contratar vendedores que entendam bem sobre esse tema e possam dar dicas e orientações para os clientes que querem comprar esses itens.
2. Trabalhe com produtos exclusivos
Oferecer produtos exclusivos também é uma boa forma de proporcionar uma experiência mais positiva aos clientes.
Se os clientes da sua farmácia procuram muitos dermocosméticos, por exemplo, você pode buscar por representantes de laboratórios e marcas desses produtos. Assim, poderá conseguir marcas exclusivas e que são pouco exploradas pela concorrência.
3. Tenha a tecnologia como uma aliada
A tecnologia precisa ser uma grande aliada do seu negócio para oferecer uma melhor experiência aos clientes.
Atualmente, oferecer atendimento online, por meio de canais como o WhatsApp e os chats das redes sociais é imprescindível. Dependendo da demanda, compensa até mesmo ter um colaborador para executar apenas essa função.
Ainda sobre a tecnologia, é fundamental contar com um bom software de gestão para farmácias. Com um sistema organizado, você poderá controlar melhor o estoque, fazer a gestão de mercadorias, emitir notas fiscais e muito mais. Tudo isso colabora para que os clientes tenham uma experiência mais positiva.
4. Tente trabalhar com preços competitivos
Também é interessante que, na medida do possível, a sua farmácia trabalhe com preços competitivos, para atrair os clientes.
É claro que isso é algo que pode fugir da sua alçada, mas algumas medidas podem ser tomadas.
Você pode negociar lotes de compra maiores e prazos de pagamento com as distribuidoras de medicamentos, para conseguir baixar os preços repassados aos consumidores.
5. Organize bem as gôndolas e prateleiras
O layout da farmácia também conta muito para promover uma boa experiência de compra aos clientes. As gôndolas e prateleiras devem ser muito bem organizadas e categorizadas, para que tudo possa ser encontrado com facilidade.
Uma boa ideia é criar setores na farmácia, tais como a seção de medicamentos, a seção de maquiagens, a seção de higiene e cuidados pessoais etc.
Seguindo todas essas diretrizes, você conseguirá promover uma boa experiência para os clientes. Isso resultará em mais lucros e resultados positivos para a sua farmácia!
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