O número de casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus entrou em declínio desde janeiro deste ano, como mostra uma reportagem do portal Olhar Digital. Além disso, as situações graves e mortes causadas pela covid-19 também estão reduzindo de forma considerável.
O cenário atual se mostra bastante positivo e comprova o sucesso das campanhas de vacinação em nosso país. Tanto, que grande parte das cidades e estados já liberam o uso de máscaras em espaços abertos e fechados.
Para as farmácias, é importante ficar de olho nas tendências que o novo momento nos traz. Estamos entrando em um cenário de pós-pandemia e sairão na frente as drogarias que melhor se adaptarem a ele.
Veja 9 tendências para farmácias no pós-pandemia
Sempre pensando em ajudar as farmácias a terem o melhor desempenho, listamos algumas das principais tendências para esse tipo de comércio no pós-pandemia. Veja, na sequência!
1. Novas configurações do comércio físico
Durante a pandemia, os comércios físicos tiveram que se adaptar e modificar a sua infraestrutura para evitar aglomerações. Além disso, foi necessário disponibilizar dispositivos com álcool em gel 70%, tapetes sanitizantes, entre outros itens para desinfecção.
No pós-pandemia, tais medidas devem continuar em alta. Isso porque as pessoas estão mais cuidadosas com a higiene e valorizam os estabelecimentos que se preocupam com essa questão.
Além disso, os consumidores se acostumaram a realizar as tarefas com mais agilidade. Ter bons softwares de gestão e aceitar meios de pagamento rápidos, como o PIX, são boas ações a serem implementadas nas farmácias.
2. Expansão de farmácias no mercado de health care
Durante a pandemia, as pessoas começaram a valorizar mais os cuidados com a própria saúde. Nesse sentido, é interessante que as farmácias atendam a essa demanda e deixem de ser vistas apenas como uma loja de medicamentos.
A tendência é que as farmácias entrem de cabeça no mercado de health care! Para isso, podem ser criados consultórios farmacêuticos, por exemplo, em que são oferecidos serviços como exames e testes rápidos, aferição da febre e da pressão arterial, consulta sobre o uso de medicamentos etc.
3. Entrega acelerada
Quando a recomendação era para que todos ficassem em casa, as pessoas começaram a comprar muito mais online. Até mesmo os indivíduos mais velhos e conservadores, que pouco usavam a internet para fazer compras, adquiriram esse hábito.
Agora, no pós-pandemia, essa tendência deve continuar em alta, tendo em vista que os consumidores conheceram os benefícios do delivery.
As farmácias devem seguir atendendo por telefone, redes sociais, WhatsApp e outros canais de comunicação, garantindo um atendimento ágil e uma entrega acelerada aos clientes.
4. Personalização do relacionamento
O atendimento tende a ser cada vez mais personalizado nas farmácias. Isso acontece, principalmente, porque os softwares de gestão modernos permitem a coleta e análise de dados.
Com informações sobre os gostos e necessidades exclusivas de cada cliente, a farmácia pode oferecer descontos customizados, por exemplo. Dessa forma, as chances de vender mais e aumentar o ticket médio aumentam de forma considerável.
5. Senso coletivo
A crise da covid-19 fez com que as pessoas desenvolvessem mais senso coletivo. Entendeu-se que é preciso cuidarmos uns dos outros e valorizar ações em grupo nas comunidades em que vivemos.
De tal forma, a farmácia pode aproveitar esse sentimento para realizar ações de relacionamento com os moradores da comunidade ou bairro em que atua.
É possível que a drogaria faça campanhas preventivas de DSTs,por exemplo, oferecendo preservativos de forma gratuita no consultório farmacêutico e produzindo conteúdo informativo para as suas redes sociais.
6. Experiências imersivas e shopstreaming
Shopstreaming é uma estratégia que visa a utilização da tecnologia para transmitir vídeos e promover vendas online.
Essa ação pode ser feita por meio de canais digitais da sua farmácia, como o Instagram e o Facebook.
Imagine, por exemplo, que a sua farmácia tem uma linha completa de maquiagens em promoção. Para vender mais, é possível convidar um maquiador para fazer uma live em suas redes sociais, falando sobre os produtos e esclarecendo dúvidas ao vivo.
Durante o evento online, disponibilize o seu número de telefone ou contato do WhatsApp para que as pessoas que estão assistindo possam fazer os pedidos imediatamente.
7. Busca por novos conhecimentos
No cenário atual, buscar por novos conhecimentos é uma questão de sobrevivência para qualquer tipo de negócio.
Por esse motivo, é imprescindível que os gestores de farmácias sempre se atualizem, façam cursos, leiam blogs com dicas de gestão, acompanhem as mudanças de comportamento dos clientes etc.
Somente assim será possível implementar melhorias e conquistar os melhores resultados nas farmácias.
8. Jornada digital
A pandemia acelerou a transformação digital em muitos anos. Logo, as farmácias que ainda estiverem fazendo tudo no papel, certamente não conseguirão acompanhar as exigências do consumidor moderno.
É preciso pensar na jornada do cliente como algo digital. Para isso, recursos como vendas online, controle de estoque por meio de sistemas, teleatendimento via WhatsApp e redes sociais, entregas por delivery, entre outras atividades devem ter foco total nesse momento.
9. Vacinação na farmácia
Muitas prefeituras estão fazendo parcerias com farmácias privadas para que os pacientes possam se vacinar contra a covid-19 nos estabelecimentos. A prática deve seguir nos próximos anos, tendo em vista que a população, provavelmente, deverá ter que tomar doses de reforço do imunizante.
Além da vacina da covid-19, a sua farmácia pode servir como posto de vacinação de outros imunizantes, como o da gripe. Isso aumenta a procura pelo estabelecimento e permite que a população possa agendar a aplicação das doses, sem ter que enfrentar longas filas.
Nossa missão é fazer com que o seu negócio tenha mais lucros e alcance mais sucesso. Por isso, analise todas essas tendências e veja o que é possível colocar em prática na drogaria.
Também leia o nosso artigo que fala sobre como um software para farmácias pode ajudar o seu negócio a ter mais produtividade.