No blog de hoje vamos entender sobre o mix de produtos, quais os produtos mais procurados durante o verão, quais fatores desencadeiam essa procura, como atrair os clientes até o PDV e muito mais.
No Brasil estamos situados no hemisfério sul, o solstício de verão acontece entre os dias 20 e 21 de dezembro e o seu término, entre os dias 20 e 21 de março.
Suncare
Atualmente, o Brasil ocupa a 3ª posição entre os maiores mercados globais de proteção solar. O país fica atrás de Estados Unidos e China. Para quem não está familiarizado com o termo, suncare é a categoria de produtos pensados para a exposição solar. Garantir a proteção solar dos seus clientes é fator primordial para alavancar vendas no período.
De acordo com Cosmetics Online, em 2021, o mercado global de proteção solar somou cerca de US$ 11,98 bilhões em 2021 e estima-se US$ 12,83 bilhões em 2022, com um crescimento de 7,1%. Esse mercado tem projeção de US$ 15,46 bilhões até 2026, com crescimento de 4,8%.
Portanto, dar destaque especial a estes produtos associando a prevenção de doenças dermatológicas como a prevenção ao envelhecimento precoce da pele é sucesso certeiro no seu PDV.
Dermocosméticos
Os cuidados com a pele não param nos itens de proteção solar, muito pelo contrário, podem se intensificar.
Então, não perca a oportunidade de falar sobre os produtos de skincare para a finalidade de limpeza, tonificação, esfoliação e hidratação do rosto. Do mesmo modo produtos de uso para todo o corpo.
O intuito desses itens é apresentar a importância do uso para uma pele saudável e bonita.
Ainda falando de dermocosméticos, ganham destaque produtos relacionados aos cuidados com os cabelos devido a um conjunto de hábitos comuns durante essa época do ano, mar, areia, piscina e maior exposição ao sol, que afetam diretamente a nutrição e saudabilidade dos fios.
Logo, shampoo, condicionador e leave-in são itens indispensáveis que podem ter fórmulas específicas para os cuidados no verão.
Mix de produtos
Entendendo algumas necessidades de certos tipos de produtos durante o verão, entre eles protetor solar, protetor labial com FPS ,protetores térmicos para os cabelos, óleos de hidratação capilar, máscaras para utilizar depois de um dia de exposição ao sol, entre outros, você pode compor o mix de verão da sua farmácia.
Estes produtos devem ser sempre agrupados com lógica funcional, de forma que produtos complementares tenham mais chances de aumentar as vendas. Por exemplo, se um cliente for comprar um bronzeador, é possível que ele também queira um pós-sol ou protetor labial para a ocasião. Quando estes produtos estão organizados próximos um ao outro aumenta a probabilidade do consumidor levar os dois produtos e não apenas um.
Promoção
Evidencie promoções e produtos por meio de sinalização na loja, adesivos, placas em suas vitrines e não esqueça de fazer a versão digital deles para divulgar em seu site e nas mídias sociais.
Entretanto, no caso de promoções com descontos progressivos ou descontos em produtos específicos é importante ter um sistema automatizado que informe esse mix com descontos e promoções durante este período sazonal.
A ToolsPharma tem um sistema completo e especializado para drogarias e farmácias de manipulação. No nosso sistema você encontra uma ferramenta exclusiva que permite o cadastro e venda de kit de produtos com descontos especiais.